Antes do início da reunião os pais visitaram uma exposição de trabalhos feitos pelas crianças na oficina de artes (desenhos e objetos preparados com material reciclável).
No começo da reunião um grupo de crianças fez 3 apresentações em homenagem aos pais.
1ª) Carta aos pais/mães.
Queridos Pais! Eu espero de vocês responsabilidade, mesmo diante das dificuldades. Quero saber se posso contar com sua ajuda agora e por toda a minha vida. Sei que hoje não posso muito, mas o agora é importante. Se você não me olhar, posso lhe aborrecer depois.
Não quero ser uma criança sem educação, jogada nas ruas, dormindo nas calçadas do esquecimento. Quero fazer parte do futuro. Não dizem que eu sou o futuro? Mas para que isso acontça necessito de você, da sua compreensão, dos seus limites, do seu conselho, do seu olhar apara indicar a direção certa.
Se hoje sou assim sei que posso ser melhor amanhã. Você pode me ajudar? Espero, sinceramente, que você possa ser hoje um exemplo de vida, de superação, de amor e de justiça. Seja exemplo de responsabilidade pela vida, pela família, pelos amigos e, principalmente, pelos filhos.
Eu espero que você me ajude a compreender o que é a vida e como vencê-la. Quero aprender a ter respeito pelo próximo, amar o meu semelhante e ter mais respeito com todos.
Eu preciso dasua ajuda porque você é especial para mim.
2ª) Música.
3ª) Recado: o pai ideal.
O pai ideal é aquele que dá amor, paz, carinho e protege dos perigos. Tem que dar conselhos e força para os seus filhos - quando eles precisarem.
O Pai ideal é aquele que dá muito amor, muito carinho, aquele que protege de qualquer perigo. É aquele que se esquece de tudo e deixa tudo de lado para ficar pertinho do seu filho (da sua filha). Devemos ajudar os pais no nosso comportamento, porque pai não é aquele que bate, aquele que espanca, mas sim aquele que conversa e dá conselhos para a vida.
O pai ideal é aquele ajuda, acompanha tudo o que acontece na escola, que dá amor, dá algumas broncas, bota de castigo, aquele que dá uma força nos momentos mais difíceis. Nós também devemos fazer a nossa parte. Quando ele estiver fraco devemos dar uma força também.
O pai ideal é o pai que dá amor, paz, carinho... E quando precisar ele está ao seu lado para ajudar. E quando estiver em perigo ele está aí para proteger. É por isso que eu amo você, pai.
O pai ideal é alguém que pode me alimentar, me proteger, me ensinar não sáo os deveres da escola, mas pra vida toda. É alguém que traz alegria todas as manhãs.
Depois das apresentações houve o momento formativo. Pe. Roberto perguntou aos pais "o que não pode faltar na educação de uma criança". Essa mesma pergunta foi feita aos educadores e às crianças do projeto. Alguns "ingredientes" estão presentes em todas as respostas. Por isso, não pode faltar na receita de uma boa educação:
- Amor/Carinho.
- Respeito.
- Limites/Disciplina.
- Dedicação/Presença/Atenção.
- Compreensão/Diálogo.
- Deus.
controladores (estabelecem regras/limites com rigidez);
protetores (tratam os filhos com excesso de cuidado/afeto);
permissivos (não colocal limites/regras na vida dos filhos);
educadores (sabem equilibrar firmeza com ternura).
No final da reunião foram dados avisos de ordem geral. A reunião terminou com a bênção de Deus às famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário